Um jardim é um espaço que proporciona bem-estar para qualquer pessoa que passe por ele. Não é em vão que a maioria das pessoas deseja ter um jardim em casa, mesmo que seja pequeno.
Com tantas dificuldades que estamos enfrentando na economia, um jardim pequeno e barato cabe melhor no bolso da maioria dos brasileiros. Mas mesmo sendo pequeno, você pode ter um jardim incrível na sua casa.
Você quer saber como fazer um jardim pequeno e barato passo a passo na sua casa? Continue lendo esse artigo e aprenda truques e dicas para você mesma faz seu jardim, e desfrutar desse cantinho todo especial.
A escolha do local
Antes de tudo, você deve escolher o local onde será feito o seu jardim. Vários aspectos devem ser analisados antes da seleção das plantas.
Para fazer um jardim barato, você deve analisar se o local escolhido já está pronto e com o solo preparado. A terra deve estar limpa, sem restos de concretos ou detritos.
Observe se o espaço é ensolarado ou não, se fica próximo a paredes ou centralizado. Tire as medidas do local para ver a real dimensão e do que você vai precisar para compor o jardim.
Após definir o espaço
Embora possa parecer difícil fazer um jardim em uma área muito pequena, saiba que nada é impossível. Até jardins verticais são ótimas soluções para quem ama o verde mas não tem espaço em casa ou no apartamento.
Se você tem um espaço com terra e é ali que deseja construir um pequeno jardim, comece pela limpeza do local. Retire as pedras, retire plantas que nascem naturalmente como capins, e outras plantinhas conhecidas como pragas.
O ideal é que você rastele esse espaço, para deixar a terra homogênea. Veja se o local precisa de mais terra, o jardim tem que ficar nivelado para não ter problemas futuros com a água e até mesmo entre as plantas.
Como escolher as plantas
A escolha das plantas para fazer um jardim pequeno e barato requer cuidado. Após a escolha e o preparo do local, a primeira coisa a pensar é sobre a luminosidade natural do local. Dependendo da luz, a escolha das plantas muda completamente.
Outro ponto chave para definir as plantas para o seu jardim pequeno e barato, é se o local é centralizado ou próximo a paredes ou muros. Para locais sem terra, você pode usar pedrinhas como base e usar vários vasos, de diferentes tamanhos para harmonizar o ambiente.
Para fazer um jardim pequeno e barato, opte por plantas de fácil manutenção. Em ambientes internos, opte por espécies que não cresçam muito. Já em ambientes abertos, as espécies podem ser maiores, mas devem ser proporcionais ao espaço e ao restante da estrutura da casa.
Opções para pequenos jardins internos
Para quem mora em apartamento ou quer ter um jardim pequeno e barato dentro de casa, algumas dicas são muito importantes. Escolha plantas que se adaptem a locais com pouca luminosidade e que não cresçam muito.
Use a imaginação no momento da escolha, aqui deixo sugestões de plantas para um jardim pequeno e barato dentro de casa:
- Lírio-da-paz
- Moreia
- Antúrio
- Pata de elefante
- Palmeira leque
- Ráfis
- Clorofito
- Espada de São Jorge
- Cróton
- Suculentas
Outras opções de plantas para fazer um jardim pequeno e barato, é usar as ervas medicinais e aromáticas, que dão um toque de perfume e ainda você pode usar para o preparo de vários pratos na culinária.
Plantio e manutenção
Após ter escolhido suas plantas para o seu jardim pequeno e barato, agora é o momento do plantio e de saber como funciona a manutenção das plantinhas. Para o plantio em vasos, é aconselhável o uso de terra vegetal preparada, junto com pedras no fundo do vaso para a drenagem da água.
Já para o plantio direto no terreno, faça covas proporcionais ao tamanho das plantas atual. Você pode usar um pouco de esterco natural ou uma fórmula de adubo químico chamada NPK 4-14-8 para que as plantinhas peguem firme no local.
Mesmo sendo um jardim pequeno, a manutenção é a mesma. Atenção com a irrigação, em locais mais quentes, as plantas necessitam de uma maior quantidade de água e também depende da espécie escolhida. As suculentas por exemplo, não precisam de tanta água. Já a grama, precisa ser podada e de irrigação constante.
Use a sua imaginação e criatividade para fazer o seu jardim pequeno e barato passo a passo seguindo as nossas dicas. Aproveite para usar materiais recicláveis e ajudar o meio ambiente.
E você, já fez seu próprio jardim? Compartilhe com a gente a sua experiência, deixei seu comentário.